Viajando para a Croácia e outros países com Val Rosa

“Em junho de 2019 meu marido e eu fechamos um pacote de viagem com a agência Europa Mundo e partimos para uma maratona de 10 dias com destino a Croácia (Zagreb, Dubrovnik), Bósnia e Herzegovina (Kravice, Maglaj, Mostar, Medjugorge), Montenegro (Kotor, St-Stepan), Albânia (Tirana), Macedônia (Struga, Ohrid) e Grécia (Bitola, Kalambaca, Kastoria, Delfos).

Kotor, Montenegro.

Ohrid (ou Ocrida), Macedônia.

Saímos sozinhos de São Paulo, voando pela Turkish Airlines, e fomos até Istambul, onde fizemos conexão para seguir para Zagreb (capital da Croácia). Ali nos juntamos a um grupo e, então, o restante da viagem foi feita de ônibus, com um guia que falava espanhol (teria sido melhor se fosse em português, mas ele falava bem devagar e dava para entender quase tudo).

Zagreb, Croácia.

O roteiro foi preparado pela própria agência e acho que foi muito cansativo, pois eram muitos destinos para tão pouco tempo. Sem contar que estava muito calor. Eu não faria mais uma viagem assim, uma vez que passamos muito tempo dentro do ônibus viajando de um lugar para o outro (começamos pela Croácia e terminamos na Grécia), e pouquíssimos dias para visitar 6 países. Prefiro uma viagem mais tranquila. Para este roteiro, penso que seria necessário pelo menos 30 dias.

Algumas cidades, como Medjugorge, Kalambaca, Bósnia, Zagreb, Tirana, Montenegro, Kotor e Ohrid, até dá para conhecer em 1 dia, mas Atenas e Dubrovnik demandam mais tempo, pois os lugares a serem visitados nestas cidades são gigantescos e há muito a se explorar por lá.

Como não falávamos os idiomas locais e nem o inglês (que é um dos idiomas mais fáceis de encontrar quem fala, independentemente do país no qual se encontra), compramos um aparelho tradutor que é novidade no mercado, e ele nos ajudou muito, pois traduz para mais de 40 idiomas. Trata-se do tradutor de voz smart 4G, com multilinguagem wifi (foto abaixo). Custou R$ 1450 e só funciona com internet (portanto, é necessário colocar um chip nele).

Tradutor de voz

Tínhamos muitas expectativas antes da viagem (o que sempre acontece, ainda mais quando se trata de um roteiro internacional rs), mas principalmente com relação à Grécia, considerada o berço da civilização ocidental. Ficamos surpreendidos com os monumentos gigantescos construídos na Acrópole de Atenas, bem como as monumentais meteoras existentes na cidade de Kalambaca (considerada pela UNESCO como patrimônio da Humanidade). Apesar de vários passeios que fizemos estarem inclusos no pacote, estes, em especial, não, bem como um passeio de barco que fizemos em Dubrovnik. Então tivemos que pagar à parte.

Vale das Meteoras, Kalambaca, Grécia.

Dubrovnik, Croácia.

Na Bósnia, foram bem marcantes presenciar as tristes lembranças dos conflitos ocorridos na década de 1990, que resultou na morte de milhares de soldados e civis.

Medjugorge, onde, segundo consta, houve a aparição da Virgem Maria, é muito visitada por peregrinos.

Gostamos muito também de Sarajevo, cidade de forte influência turca, com suas mesquitas e escolas corânicas e movimentados bazares. Durante o percurso de ônibus de um país a outro, ficamos encantados com as lindíssimas paisagens balcânicas. Foram longos trechos em rodovias que circundavam enormes montanhas com vista para o mar.  Beleza de tirar o fôlego.

Achamos a cidade de Atenas muito suja, com um trânsito intenso, parecida com a parte velha de São Paulo. Todavia, os seus pontos turísticos compensaram: Acrópole, Partenon, Estádio Olímpico e outros monumentos (todos são maravilhosos, mas Acrópole superou tdas as minhas expectativas. Recomendo).

Atenas, Grécia.

Com relação ao preço das coisas, no geral achamos tudo caro, exceto na Macedônia, que era mais acessível. Em média, pagamos de 10 a 15 euros por um prato de massa (“pasta”) e um refrigerante. Uma xícara de café custava 1 euro.

A título de curiosidade: na Croácia, a moeda é a KUNA; na Albânia é o LEK; na Macedônia, o DENAR; na Bósnia, o MARCO; e, em Montenegro e Grécia, o EURO.

Com receio de arriscar comer algo que não conhecíamos, por todos os lugares escolhíamos massas e saladas, mas nos divertíamos na hora de comer porque na entrada de muitos restaurantes havia apresentação da dança grega: casais vestidos a caráter dançavam ao redor das mesas animando os turistas com suas músicas alegres. 

Por fim, gostaria de indicar os hotéis onde nos hospedamos. Todos muito bons (4 estrelas). São eles: Panorama, em Zagreb; Valamar Lacroma, em Dubrovnik; Spa Hotel Terme, em Sarajevo; Rogner Europark, em Tirana (Albânia); Metropol Lake Resort, em Ohrid – Macedônia; Divani Meteora, em Kalambaca, e Novotel, em Atenas.

Apesar de cansativa, conforme exposto acima, no geral gostamos muito da viagem e gostaria apenas de deixar um alerta: em Atenas, tome cuidado com os taxistas, pois eles não gostam de fazer corridas próximas e se recusam mesmo a levar os passageiros (no caso dos mais honestos).  Outros até levam, mas cobram um absurdo. Por exemplo: numa corrida que uma pessoa da excursão pagou 4 euros (ela estava com GPS do celular e praticamente conduziu o motorista rs) , nós pagamos pelo mesmo trajeto 20 euros, então eles aumentam muito a corrida, mesmo sendo tão perto.

Castelo velho de Dubrovnik, Croácia.

por Valderez Rosa“.

Meus agradecimentos a esta colaboradora que tem feito a diferença no meu blog. Com esta, já são 3 participações. E você, quer participar também? Envie-me um e-mail agora mesmo e te passarei as instruções.

Para acompanhar outros depoimentos da colaboradora Val, clique abaixo:

Viagem aos Estados Unidos

Viagem a Portugal

Booking.com

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Valderez disse:

    Legal, amo viajando sem neura, sempre me ajuda muito nas pesquisas antes de viajar. Parabéns viajando sem neura.👏👏👏👏😍😍😍😍

    • Viajando sem neura disse:

      Obrigada!!! Sua participação tem sido muito importante para este blog. Espero você mais vezes por aqui.

      • Valderez disse:

        Eu q agradeço a participação e espero q tenha outras viagens kkkkk, com certeza vamos contar novas experiências. 🙏🙏👏👏👍👍😍😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *