Arrumando as malas – providências às vésperas da viagem

Está chegando o grande dia e, geralmente, a principal preocupação do viajante é sobre o que levar na bagagem. No entanto, antes de arrumar as malas, é necessário tomar algumas precauções, tais como:
criança
VIAGEM DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE (até 18 anos): se o menor estiver acompanhado de ambos os pais, para fazer o check in basta a apresentação do seu passaporte juntamente com sua certidão de nascimento ou cédula de identidade. Se for viajar sozinho ou acompanhado de apenas um dos pais ou de terceiros, deve apresentar, também, os documentos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Consulte o regulamento o quanto antes para que tenha tempo hábil de providenciá-los.
termometro

TEMPO: confira as condições meteorológicas do destino para saber que tipos de roupas e calçados levar. Um casaco e uma capa de chuva nunca serão demais, mesmo se a previsão do tempo disser que vai fazer calor. Previsão é uma probabilidade, não uma certeza!

receita fed

RECEITA FEDERAL: se sua viagem for internacional, confira as normas da Receita Federal sobre o que pode (ou não) levar e trazer, lembrando que, pelas leis brasileiras, para ter isenção de impostos, o limite de compras feitas no exterior é de 300 dólares para viagens feitas por meio terrestre e de 500 dólares para viagens aéreas.

Logos CartõesDESBLOQUEIO DO CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: 2 ou 3 dias antes da viagem internacional é necessário telefonar para a operadora do seu cartão de crédito e solicitar autorização para utilizá-lo fora do país.  Para tanto, você deverá informar o(s) país(es) de destino e o período da viagem. Se não fizer isso, correrá o risco de ele ser recusado nos estabelecimentos e caixas eletrônicos do(s) país(es) por onde passará, já que, por questões de segurança, a maioria das operadoras só liberam o crédito após a formalização da solicitação. Esta formalidade se aplica também para os cruzeiros marítimos pois o navio em alto mar é considerado território internacional, mesmo que ele permaneça na orla brasileira.

celular

ATIVAÇÃO DO ROAMING: se você pretender utilizar seu aparelho celular fora do país, uns 2 ou 3 dias antes da viagem você deverá telefonar para a operadora e solicitar a ativação do roaming. E, caso não queira ser surpreendido com uma conta telefônica astronômica (no caso dos planos pós-pagos) ou com o “sumiço” rápido dos créditos (para pré-pagos), é importante, também, perguntar os custos para efetivação e recebimento de chamadas e SMS, bem como as regras para utilização da internet, pois os valores costumam ser nada atrativos.

Depois de verificados os detalhes acima, hora de separar tudo o que levará na bagagem, devendo atentar-se para os seguintes detalhes:

LIMITE DE BAGAGEM: verifique, no site da companhia aérea, quais são os limites de tamanho e peso das bagagens, bem como o que não pode ser transportado e o preço para os excessos, pois cada empresa estabelece suas próprias regras e alguns detalhes podem ser diferentes entre uma e outra. No geral, cada pessoa tem direito a levar, na bagagem despachada, 1 volume de até 23 quilos para voos domésticos e 2 volumes de até 32 quilos para voos internacionais. (Atenção: atualmente muitas empresas tem instituído as chamadas tarifas “low cost” que não dão direito a bagagem despachada gratuitamente, mesmo para voos internacionais. Esteja atento quando for adquirir seu bilhete).

BAGAGEM DE MÃO: passaporte, carteira de habilitação, cédula de identidade, dinheiro, vouchers (bilhetes, reservas, código localizador das passagens, do hotel, do carro alugado, etc.), caneta, agenda com telefones úteis (do Consulado, das Operadoras de Cartão de Crédito, da Agência de Viagem, da Seguradora, etc.), produtos de higiene, remédios, eletrônicos em geral (celular, tablet, notebook, ipod, câmera fotográfica, filmadora, etc. e, de preferência, acompanhados de suas respectivas notas fiscais), casaco, máscara para olhos, tampões de ouvido, capa de chuva, etc.
Atenção aos itens que NÃO podem ser transportados na bagagem de mão (em casos de viagem aérea): recipientes com capacidade superior a 100 ml (mesmo que esteja com pouco conteúdo); frascos de ar comprimido (exemplos: desodorante ou spray para cabelo); armas de fogo (mesmo que você tenha porte – vide art. 21 do Código Brasileiro da Aeronáutica); objetos pontiagudos e/ou cortantes, como alicate de unha, canivete, faca, alicate, chave de fenda, etc. Na dúvida se pode ou não transportar algum item na bagagem de mão, despache-o, ou correrá o risco de ter que descartá-lo quando for passar pela revista feita pela Polícia Federal.

BAGAGEM DESPACHADA: tudo o que não for proibido transportar e que estiver dentro dos limites aceitos pela companhia aérea. Eletrônicos e demais objetos frágeis não devem ser despachados, em vista da probabilidade de serem danificados pelo manuseio inadequado das malas.

 

ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL: cada país tem um tipo específico de tomada e às vezes, por não saber disso, a pessoa chega no destino e descobre que seus equipamentos não se adotam às tomadas. Para evitar esse dissabor, leve um adaptado universal (como o modelo acima), e não passará sufoco. Detalhe: alguns países, como Argentina e Austrália, tem tomada de 3 pinos achatados, sendo dois deles inclinados (foto ao lado). Então é importante que os pinos achatados do adaptador tenham dispositivo que permita incliná-los também.

 

lampada
Dica 1: providencie etiquetas e fitas coloridas para identificação das malas e, opcionalmente,  cadeados para lacrá-las (dê preferência aos aprovados pelo TSA – Transport Security Administration). Experiência pessoal: depois de ter tido vários cadeados arrombados pela polícia federal americana e de receber a bagagem com o cadeado aprovado pelo TSA aberto, eu parei de lacrar minhas malas despachadas, tendo em vista que parece ser algo totalmente inútil. Hoje mantenho-as lacradas apenas nos hotéis, para evitar que estranhos ou seus próprios funcionários mexam nos meus pertences.

Dica 2: antes de viajar, providencie cópia de todos os documentos, vouchers e cartões de crédito que levará contigo e deixe com alguém de sua confiança ou, se preferir, tire fotos e envie para o teu próprio e-mail. No caso de eventual extravio, com a cópia ou foto será bem mais fácil obter a segunda via dos documentos ou bloquear os cartões.

Leia também:

Planejando uma viagem

Tabela de conversão de unidades de medida Brasil x Estados Unidos



Booking.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *