Arrumando as malas – providências às vésperas da viagem


TEMPO: confira as condições meteorológicas do destino para saber que tipos de roupas e calçados levar. Um casaco e uma capa de chuva nunca serão demais, mesmo se a previsão do tempo disser que vai fazer calor. Previsão é uma probabilidade, não uma certeza!
RECEITA FEDERAL: se sua viagem for internacional, confira as normas da Receita Federal sobre o que pode (ou não) levar e trazer, lembrando que, pelas leis brasileiras, para ter isenção de impostos, o limite de compras feitas no exterior é de 300 dólares para viagens feitas por meio terrestre e de 500 dólares para viagens aéreas.
DESBLOQUEIO DO CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: 2 ou 3 dias antes da viagem internacional é necessário telefonar para a operadora do seu cartão de crédito e solicitar autorização para utilizá-lo fora do país. Para tanto, você deverá informar o(s) país(es) de destino e o período da viagem. Se não fizer isso, correrá o risco de ele ser recusado nos estabelecimentos e caixas eletrônicos do(s) país(es) por onde passará, já que, por questões de segurança, a maioria das operadoras só liberam o crédito após a formalização da solicitação. Esta formalidade se aplica também para os cruzeiros marítimos pois o navio em alto mar é considerado território internacional, mesmo que ele permaneça na orla brasileira.
ATIVAÇÃO DO ROAMING: se você pretender utilizar seu aparelho celular fora do país, uns 2 ou 3 dias antes da viagem você deverá telefonar para a operadora e solicitar a ativação do roaming. E, caso não queira ser surpreendido com uma conta telefônica astronômica (no caso dos planos pós-pagos) ou com o “sumiço” rápido dos créditos (para pré-pagos), é importante, também, perguntar os custos para efetivação e recebimento de chamadas e SMS, bem como as regras para utilização da internet, pois os valores costumam ser nada atrativos.
Depois de verificados os detalhes acima, hora de separar tudo o que levará na bagagem, devendo atentar-se para os seguintes detalhes:
LIMITE DE BAGAGEM: verifique, no site da companhia aérea, quais são os limites de tamanho e peso das bagagens, bem como o que não pode ser transportado e o preço para os excessos, pois cada empresa estabelece suas próprias regras e alguns detalhes podem ser diferentes entre uma e outra. No geral, cada pessoa tem direito a levar, na bagagem despachada, 1 volume de até 23 quilos para voos domésticos e 2 volumes de até 32 quilos para voos internacionais. (Atenção: atualmente muitas empresas tem instituído as chamadas tarifas “low cost” que não dão direito a bagagem despachada gratuitamente, mesmo para voos internacionais. Esteja atento quando for adquirir seu bilhete).
BAGAGEM DESPACHADA: tudo o que não for proibido transportar e que estiver dentro dos limites aceitos pela companhia aérea. Eletrônicos e demais objetos frágeis não devem ser despachados, em vista da probabilidade de serem danificados pelo manuseio inadequado das malas.
ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL: cada país tem um tipo específico de tomada e às vezes, por não saber disso, a pessoa chega no destino e descobre que seus equipamentos não se adotam às tomadas. Para evitar esse dissabor, leve um adaptado universal (como o modelo acima), e não passará sufoco. Detalhe: alguns países, como Argentina e Austrália, tem tomada de 3 pinos achatados, sendo dois deles inclinados (foto ao lado). Então é importante que os pinos achatados do adaptador tenham dispositivo que permita incliná-los também.

Dica 2: antes de viajar, providencie cópia de todos os documentos, vouchers e cartões de crédito que levará contigo e deixe com alguém de sua confiança ou, se preferir, tire fotos e envie para o teu próprio e-mail. No caso de eventual extravio, com a cópia ou foto será bem mais fácil obter a segunda via dos documentos ou bloquear os cartões.
Leia também:
Tabela de conversão de unidades de medida Brasil x Estados Unidos
Comentários