Como preparar um resume e uma cover letter

cover letter e resumeSe você pretende pleitear uma vaga de emprego em outro país, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá, você precisa preparar  um resume (currículo) e uma cover letter (carta de apresentação) voltados à vaga que está pleiteando e enviá-los para as empresas. Mas não adianta preparar um único modelo e enviar para todas elas. Cada uma tem suas peculiaridades e buscam profissionais com habilidades específicas. Você deve se atentar para os detalhes e mostrar à empresa que você é o profissional procurado.

A cover letter é a primeira impressão que a empresa terá de você. Nela você falará um pouco sobre si mesmo, suas habilidades, experiências e hobbies. Enfim, é a oportunidade que você tem de contar algo que acredita ser importante e que não se enquadra nas formalidades do currículo, já que este tem uma forma estrutural mais rígida. Então capriche!

Passo a passo para uma boa cover letter (modelo aqui) e um bom resume (modelo aqui):

  1. Seja sucinto e objetivo. Uma página é mais que suficiente para sua cover letter. Inclua nela apenas as habilidades que acredita que te farão fazer a diferença nessa empresa e diga porquê você quer e merece o posto que está pleiteando. O recrutador lê centenas ou milhares de currículos por dia e com certeza não vai querer perder tempo lendo coisas inúteis (aliás, estudos apontam que 7 segundos lendo uma cover letter são suficientes para ele se interessar em saber mais sobre você ou desistir de te conhecer);
  2. Seja honesto. Não tente impressionar afirmando ter algum conhecimento que, na verdade, não tem;
  3. Utilize linguagem simples, porém não tão informal;
  4. Direcione a carta com o nome e/ou cargo do destinatário;
  5. Indique o cargo ou a função que está pleiteando;
  6. Fale rapidamente sobre algumas coisas que tenha feito e que acredita pode interessar à empresa (se quiser ressaltar algo importante  utilize verbos que indiquem ação, como, por exemplo: Eu implementei, priorizei, dirigi, etc.);
  7. Quanto à aparência, cuide para que o papel esteja limpo e não amassado,  utilize fontes de fácil leitura (nítidas, como times new roman ou arial) e de tamanhos razoáveis (nem tão grandes para não poluir visualmente o documento e nem tão pequenas que dificultem enxergá-las) e utilize impressão de boa qualidade;
  8. Evite utilizar frases do tipo “conforme você pode ver no meu currículo”. O entrevistador só vai ler o seu currículo se gostar de sua cover letter;
  9. Utilize o idioma do país onde a empresa está instalada;
  10. Inclua referências, se tiver (nomes de pessoas que te conhecem, especialmente que trabalhem ou estejam ligadas à empresa);
  11. resume vai anexo à cover letter e deve ser bem objetivo. Inclua apenas as atividades que considera indispensáveis para o cargo que pretende.

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