Viajando para a Europa com Ronaldo Junior

ronaldo jr 2-2

Acima, Coliseu, em Roma; abaixo, passeio de gôndola, em Veneza.

DESTINOS VISITADOS: França, Itália, Inglaterra, Espanha, Holanda e Alemanha.

Viajando sem neura: Quando esteve lá? Ficou quantos dias? Acha que o período foi ideal, curto ou grande demais?

Ronaldo: Em junho de 2015. A viagem durou 18 dias. Ficamos 5 dias em Paris (França), 2 em Veneza e 2  em Roma (Itália), 2 em Londres (Inglaterra), 2 em Madrid (Espanha), 2 em Amsterdã (Holanda) e 2 em Frankfurt (Alemanha). Achei que a viagem durou tempo demais. Penso que o ideal teria sido 10 dias.

Viajando sem neura: Foi sozinho ou em grupo? Tinha crianças?

Ronaldo: Fomos num grupo de 8 amigos (4 casais), sem crianças.

Viajando sem neura: Estava frio ou calor?

Ronaldo: Em Paris estava muito calor; em Londres e Amsterdã, um pouco de frio; e, no  restante, estava um clima gostoso.

Viajando sem neura: Dominava o idioma? Que dificuldades teve sobre isso?

Ronaldo: Eu não falava nada e alguns amigos sabiam o básico em inglês, mas isso não foi problema porque na Europa dá para se virar com o espanhol, que é razoavelmente fácil de entender, e eu sempre usava mímicas. Consegui me dar bem (rs).

Viajando sem neura: Quais eram suas expectativas antes da viagem e o que mudou depois que voltou? Ou seja, o que te surpreendeu e o que te decepcionou lá?

Ronaldo: A expectativa era boa por se falar de primeiro mundo, mas isso mudou porque, apesar de o Brasil não ser desse primeiro mundo, São Paulo é igual ou melhor que muitos lugares por onde passei na Europa. Me surpreendeu a história e a beleza de cada lugar, especialmente Roma e Londres. A decepção foi com os próprios europeus, os quais, em grande parte, são frios e ríspidos, não chegando aos nossos pés em questão de gentileza. Ainda bem que não precisei da gentileza deles rs.

Viajando sem neura: O que considerou caro ou barato em relação aos preços praticados no Brasil?

ronaldo jr 1-2

À esquerda, fábrica da Heineken, em Amsterdã, e Londres; à direita, vista da Torre Eiffel, em Paris, e passeio pelo rio Meno, em Frankfurt.

Ronaldo: Em toda Europa, com exceção de Madrid, era tudo mais caro que no Brasil. A alimentação chegava a custar o dobro ou o triplo dos valores praticados aqui.

Viajando sem neura: O que gostou (ou não) de comer ou fazer lá?

Ronaldo: Na verdade acho que eles comem mal. Não gostei de nada, tudo muito simples. Comer uma pizza na Itália foi uma decepção: massa grossa e recheio simples. No entanto, em Paris o croissant é top e as cervejas são boas, principalmente a alemã.

Viajando sem neura: Fale sobre algo que achou curioso, diferente ou interessante.

Ronaldo: Em Paris, apesar da decepção que tive com o lugar, gostei da história apresentada em Versailles e Louvre; em Veneza, é diferente ver que em muitas vilas se chega apenas de barco; em Roma, encantei-me com o Coliseu; em Londres, achei interessante a troca da guarda real, que acontece todos os dias; em Amsterdã foi meio chocante ver maconha por todos lugares (lá não é proibido) mas foi legal conhecer a fábrica da cerveja Heineken.

Viajando sem neura: Pagou algum mico? Qual(is)?

Ronaldo: Paguei vários micos. Um deles, em grupo, foi num restaurante top em Madrid: na entrada, havia 4 colheres com um vinagrete e, por estarmos famintos, pensamos que a entrada era apenas aquilo. Assim que o garçom virou as costas engolimos o vinagrete para logo em seguida chegar o pão (que era para comer com o vinagrete rs). O garçom ficou olhando as colheres vazias… Fazer o quê? Era a fome! (rs)

Viajando sem neura: Que dicas você daria a quem ainda não conhece o lugar?

Ronaldo: Minha dica é programar uma viagem de 8 ou 10 dias livres, o que considero ideal, e acho que vale a pena ir a Paris, Londres, Roma e Amsterdã.

Viajando sem neura: Gostaria de ir de novo?

Ronaldo: Já fui a Cancun, Bariloche, França, Itália, Inglaterra, Espanha, Holanda e Alemanha. Iria de novo apenas a Bariloche e Cancun.

Viajando sem neura: Pode dizer com que empresa aérea você viajou e em que hotel se hospedou, e o que achou deles?

Ronaldo: Viajamos de TAM (minha companhia aérea preferida) e, por estarmos em grupo, alugamos casas. Fora alguns detalhes de uma ou outra, a maioria delas era boa.

Viajando sem neura: Outras considerações?

Ronaldo: Em resumo, a viagem foi um aprendizado. Acho que, para quem gosta, vale muito ir a Europa para conhecer a História, o que não é o meu caso, já que gosto de interagir e isso não é o forte da Europa.

Leia, também:

Viajando para a Itália com Mariana Soli


Booking.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *